Temas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Perdi um grande Amigo...

Neste último domingo (24/04), perdi um grande amigo. A dor é muito grande, pois verdadeiros amigos é algo cada vez mais raro nestes dias. Ainda não acreditamos que nosso amado “Carlinhos” partiu para o Senhor. O tempo haverá de nos fazer acostumar com esta idéia dolorosa.

Haverá de se passar muito tempo para esquecermos aquelas frases simplistas e engraçadas que eram a sua cara: “tem condição não!”, “Caso sério!”, “eu sou selva!”. Suas frases, marcas registradas de sua pessoa, ficarão para sempre conosco.

Na madrugada da segunda-feira (25/04), ao receber a notícia de sua partida, minha alma decaiu por completo. Custava acreditar que tinha perdido de modo tão súbito e precoce um grande e fiel amigo. Como disse: amigos são cada vez mais raros; e este era um grande amigo.

Na cerimônia fúnebre, mesmo profundamente abalado, tentei falar com a alma e o coração. Fiz saber que os homens morrem, suas almas partem para eternidade, mas, seus legados e sonhos permanecem. Carlinhos nos deixou um grande legado. Deixou-nos um grande exemplo de paixão pelas vidas. Este era um homem que amava os perdidos; queria vê-los salvos, redimidos e restaurados, como ele tinha sido pela imensa Graça de Deus. Sonhávamos e planejávamos estratégias evangelísticas juntos. “Reverendo, vamos comprar uma caixinha de som, vamos pegar um púlpito, o senhor pega o violão, e vamos aos sítios, aos lugarejos, pregar e louvar a Deus!”, dizia ele entusiasmado. Investiu parte de sua vida em passar o filme Jesus em vários lugares, plantar novas igrejas, pregar e testemunhar acerca da salvação em Cristo Jesus.

Deixou-nos também o exemplo de pastoreio. Teve pouco tempo para exercer a atividade pastoral; mas, exerceu com esmero, dedicação e paixão. Um exemplo para nossa geração pastoral que a cada dia se afasta mais e mais do rebanho. O Pastor Carlinhos era um pastor do povo, do rebanho, das ovelhas. Creio que a passagem que mais se aplica ao Pastor Carlinhos é a de II Coríntios 12.15: “Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado”. Este Pastor querido se deixou gastar pela igreja do Senhor. Exemplo de um Pastor que se doou, que sofria e servia seu povo, que chorava com seu rebanho, que encarnava as dores das ovelhas. Esse Pastor amado cheirava a ovelha, porque sempre estava no meio delas.

Finalmente, Carlinhos nos deixou um grande exemplo de amizade. Carlinhos era um verdadeiro amigo. E que amigo! Sempre atento para ouvir, sempre pronto para servir, com um coração sempre disponível para ajudar. Não importava a hora, as circunstâncias ou dificuldades; ali estava ele, sempre pronto para estender a mão. Ajudava a todos sem nunca requerer nada em troca. Que grande exemplo de cristianismo!

Em minha fala, na cerimônia fúnebre, citei o salmo 116:15: “Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”. Tenho uma teoria; ninguém é obrigada a concordar com ela. Creio que alguns indivíduos são tão preciosos, e que vivem uma espiritualidade tão singela, simples e linda, uma realidade de vida tão além deste círculo que vivemos, que Deus resolve tomar para Si (lembram de Enoque?). É óbvio que Ele não toma a todos; alguns preciosos Ele deixa por aqui para gerar outros preciosos; mas, outros, Ele resolve levar. Ele é Deus! Ele dá e toma!

Em nossas conversas, Carlinhos sempre dizia: “Reverendo, nós vamos ficar bem velhinhos pregando a Palavra de Deus, de bengala e bíblia na mão”. Não foi assim que aconteceu; ele se foi e eu fiquei. Não sei quando irei. Sei que um dia irei; cruzarei a fronteira para o outro lado. Não sei ao certo como é o céu (embora a Bíblia nos dê algumas pistas). Mas, desejo ardentemente reencontrá-lo; darmos boas risadas e conversarmos muito, mas muito mesmo; uma conversa pra toda eternidade.

Saudades, amigo...

12 comentários:

  1. O meu coração ainda está doído...ler as suas palavras, me lembram que estamos juntos como família sofrendo, por nós mesmos, a falta que o irmão querido nos fará! obrigado por expressar as palavras que queríamos traduzir! abraços Pr. Alcimar e família. Mara

    ResponderExcluir
  2. ...as vezes o invejo, por Deus ter o chamado primeiro, mas ainda nao me chegou a hora. Amu tu voinho...

    ResponderExcluir
  3. Ele cumpriu a missão que lhe foi dada. Muito bom texto Pastor.

    ResponderExcluir
  4. Que o Espírito Santo, o Consolador, se faça presente de modo intenso em vossas vidas e na vida da família deste amado pastor...
    Abraços, Pr.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. ...às vezes não compreendemos o agir do Soberano Deus, mas Ele sempre faz o melhor para os seus escolhidos.
    Palavras inspiradoras Pr. Alcimar

    ResponderExcluir
  7. Tio Carlinhos era um homem que amava vidas mesmo. Prova disso foi a família a cada dia que se rendia ao Senhor através da vida dele. Lembro dele nos levando a Igreja, testemunhando através de sua vida e palavras a cada pessoa da família. Acredito que da mesma forma que ele estava no nosso meio e era um testemunho de Jesus assim foi a sua morte, um testemunho para todos de um servo fiel que amava a Jesus. O Senhor seja glorificado através da vida de Tio. Amo vc Tio...descanse nos braços do Senhor!

    ResponderExcluir
  8. Esse foi bem recebido na glória do Pai, podemos ter certeza! Um homem que amava as vidas como ele, que levou tantos à Cristo...

    Vamos sentir muuuita saudade :(

    ResponderExcluir
  9. Suas palavras realmente dizem tudo o que ele foi. Sinto tanto por sua perda. E mais ainda por não estar ai o ajudando e servindo com ele. Mas é maravilhoso saber que Deus tem verdadeiros pastores aqui. E nosso consolo é saber que tudo que ele tinha de melhor dividiu com quem precisava e que com certeza Deus vai honrá-lo. Que nós possamos sempre lembrar dele e buscar ter o mesmo amor pelos perdidos. Porque assim como cuidou de nós, devemos continuar seu trabalho, abrindo nosso coração para cuidar de outros sem nada esperar. Irmão de fé e irmão de coração. Espero encontar voce na glória.

    ResponderExcluir
  10. Não o conheço, mas pelas palavras do Pr. Alcimar, posso afirmar que ele partiu para a Vida!
    Pela graça de Deus somos aceitos em Seu Reino e nos tornamos co-herdeiros com Cristo. Enquanto vivos nesta terra, juntos, somos o corpo de Cristo e sua Igreja chorando com os que choram.

    Deus continue lhe abençoando Pr. Alcimar

    ResponderExcluir