Temas

sábado, 1 de abril de 2023

 Também, por aqui, postarei um pequeno resumo dos livros que li.

 

Maria Bonita: Sexo, violência e Mulheres no Cangaço, de Adriana Negreiros (Editora Objetiva)

 

A escritora é jornalista, e realizou um excelente trabalho de pesquisa para escrever sobre o cangaço, dando ênfase principalmente às mulheres. Quando estudei História (UFPB), sempre ficava indignado quando algumas pessoas falavam de Lampião e seus asseclas como se fossem justiceiros, uma espécie de Robin Hood do sertão nordestino. De certo modo, a autora desconstrói essa imagem (não creio que essa era sua intenção), mostrando as aberrações que este cangaceiro e seu bando realizaram. Pilhagens, roubos, assassinatos cruéis, e horríveis violências perpetradas contra as mulheres são a temática da obra. Vale a pena a leitura.

 

Organize suas Emoções, de Alasdair Groves e Winston T. Smith (Editora Fiel)

 

Esse livro caiu em minhas mãos num momento decisivo que passei no último trimestre do ano passado, quando enfrentei um profundo desgaste físico e emocional, chegando à beira de um burnout. Os autores tratam a partir de uma perspectiva bíblica das questões que envolvem nossas emoções, focando, principalmente no entendimento de nossas emoções (nesta parte, o que mais me chamou a atenção foi o fato de que algumas vezes é bom nos sentirmos mal), em como lidar com as emoções mais comuns e aquelas mais difíceis. Essa questão das emoções é algo muito complexo em nossas dias, acima de tudo pelos tabus que ainda existem dentro de nossas comunidades de fé em relação a temática. Sem falar, que muitas vezes, sabemos que temos emoções, mas não sabemos como lidar com elas. Esse livro é indispensável.

 

Igreja Simples: retornando ao processo de Deus para fazer discípulos, de Thom S. Rainer e Eric Geiger (Editora Palavra)

 

Há alguns anos já tinha lido esse livro, e, recentemente li novamente, agora, com novos olhares. Esse não é um livro sobre um ‘modelo’ de Igreja (como tantos que existem em nosso meio), mas, sobre uma filosofia ou visão a ser implementada para que uma comunidade de fé seja mais produtiva (em todos os sentidos). O livro é resultado de uma pesquisa realizada entre igrejas que seguem um modelo de simplicidade e igrejas que não seguem esse modelo. O resultado é impressionante: as igrejas que adotam a visão de simplicidade são mais eficazes e produtivas do que aquelas que não adotam essa filosofia. O autor trabalha sob quatro paradigmas principais: Clareza, Movimento, Alinhamento e Foco.

Uma das coisas mais complexas para os pastores é fazer suas comunidades caminhar num mesmo foco. Em razão disso, muitas vezes gastamos energias e recursos, e não vemos um resultado que nos agrada. Por isso, os autores sugerem que as Igrejas tenham uma declaração de Missão simples, e que todos os ministérios e departamentos estejam focados nessa Missão.

Essa é uma leitura obrigatória para pastores e líderes que desejam ter suas comunidades de fé trabalhando com mais eficiência.

 

Reset: vivendo no ritmo da graça em uma cultura estressada, de David Murray (Editora Fiel)

 

Esse livro chegou em minhas mãos num momento crucial, quando estava saindo de um desgaste físico-emocional. Sempre tive uma vida estressada, e, muitas vezes, com ansiedade. Sabemos que isso mina nossas energias e saúde integral.

O Dr. Murray, pastor e professor, passou por um problema de saúde que o fez parar, e, a partir dessa experiência, rever sua vida em termos de atividade. O livro é fruto de sua experiência pessoal. Nele são tratados temas relevantes para todos nós. Ele inicia pela verificação da realidade que vivemos, e, a partir daí, começa a propor pontos que irão nos auxiliar em relação ao cuidado conosco mesmos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário